www.saramoreirastore.com
www.saramoreirastore.com
logótipo desenvolvido para Turismo Rural (Bragança) - em desenvolvimento
BOMBARDA Natal 2019 - Creative Placemaking Project
- O primeiro Natal de Rua no Quarteirão Miguel Bombarda, Porto
integrado nas atividades de programação do Porto Festas Felizes.
Evento desenvolvido na Rua de Miguel Bombarda, no Palacete Pinto Leite e instalação artística "Árvores de Natal" (curadoria Circus Network) em exposição no Centro Comercial Bombarda até a dia dos Reis, 6 de janeiro.
Consideramos que o envolvimento da comunidade, a arte e o design têm um papel fundamental na mudança de um paradigma social e na possível transformação da comunidade através da arte.
Design, imagem, comunicação, produção e envolvimento da comunidade artística e público generalista. Projeto criativo local (placemaking) desenvolvido em parceria com a empresa municipal Ágora Cultura e Desporto do Porto / CMP.
Design, direção artística e gestão de projeto: anacmyk
Vídeo: Paulo Cunha Martins
///
BOMBARDA Christmas 2019 - Creative Placemaking Project
- First street Christmas event at Miguel Bombarda Quarter, Porto
We recognize the importance and value of community-engaged, art and design for a social change and community building through the arts.
Design, image, communication, production and community arts and social engagement. Creative placemaking project developed in partnership with Porto Municipality / Ágora Culture and Sports of Porto.
Design, art direction and program coordinator: anacmyk
Video: Paulo Cunha Martins
MIGUEL BOMBARDA
Fotografias ©Ágora Cultura e Desporto do Porto / CMP
Extensão da atividade à Avenida dos Aliados, Porto.
20 artistas especializados em arte urbana, curadoria Circus Network.
Instalação Árvores de Natal (vários artistas)
Instalação Árvores de Natal (vários artistas)
Instalação Árvores de Natal (vários artistas)
Opinião pública sobre o envolvimento da comunidade artística, local e resultado final:
"Pelos gostos que tem tido... Está eleita como árvore de Natal do Porto"
BOMBARDA Natal 2019 - Creative Placemaking Project
Bombarda com Festas Felizes!
Este ano o Natal chegou a Bombarda com muita animação: um concerto, mercado de arte urbana, DJ sets, oficinas criativas, dança, video mapping e uma instalação com árvores de Natal intervencionadas por artistas da cidade. O Natal mais criativo do Porto desenhado em parceria com os projetos independentes e pequenos negócios locais. Projeto desenvolvido em sistema económico circular.
As galerias de arte contemporânea, espaços comerciais e alternativos, acompanharam a programação com momentos especiais de Natal, exposições, lançamentos de coleções, música e ofertas. Atividades de acesso livre e gratuito.
Sobre o tema da Arte Urbana
Arte urbana, ou street art, não é apenas graffiti ou mural.
Arte urbana engloba vários géneros artísticos, técnicas e manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público, neste caso em contexto urbano porque a instalação tem lugar na cidade do Porto.
Nesta prática incluem-se movimentos "underground", geralmente de crítica ou ativismo, associados a técnicas como graffiti, mural, stencil, stickers, cartazes, marketing de guerrilha etc. mas também outras formas de expressão, tal como neste caso em que foi lançado um desafio aos artistas: a criação conjunta de uma instalação ao tema "Floresta de Árvores de Natal" com intervenção artística completamente livre e daqui surgiu: - uma instalação coletiva "site specific" com desenho, pintura, objectos reciclados, escultura em relevo e graffiti sobre estruturas de madeira criadas para o efeito e para o espaço.
Aqui, a arte transforma o espaço mas o espaço, e as pessoas que nele circulam, também são agentes transformadores da arte. Aqui, saímos da "sacralização do espaço expositivo" - da Galeria - onde a obra de arte não deve sofrer nenhum tipo de intervenção externa, seja ela natural ou humana, e aceitamos a Rua como ela é: dinâmica, crua, rude, com dificuldades meteorológicas, elementos que dialogam com as peças artísticas transformando-as e lançando questões entre os artistas e quem observa: Isto é Arte? Isto é Arte Urbana? A quem pertence esta obra de Arte?
Fica a questão Porto.